Grupos e perfis de usuários

O Vivo Gestão de Equipe possui dois tipos principais de usuários.

Usuários web: são os usuários que acessam o sistema web de administração da equipe de campo. Serão as pessoas na sua organização responsáveis por acompanhar a equipe de campo, enviar mensagens, tarefas e emitir relatórios. O usuário web pode ser um administrador ou um coordenador de equipe. Cada perfil tem permissões específicas no sistema web.

Usuários mobile: são os membros da equipe de campo que usarão o sistema a partir do seus smartphones. Esses usuários receberão as atividades nos seus smartphones e enviarão os dados de localização. Diferente dos usuários web, não existem tipos diferentes de usuários mobile.

Todo usuário web e mobile deve pertencer a um grupo no Vivo Gestão de Equipe. Um grupo pode ser comparado a um departamento dentro de uma empresa. Ele é composto de um ou mais coordenadores que planejam, coordenam e acompanham os usuários mobile.

Cada perfil de usuário possui privilégios específicos.

  • Administrador: possui acesso completo as funcionalidades do sistema para todos os grupos. Um administrador pode acessar as informações de todos os grupos.
  • Coordenador de Equipe: possui acesso a todas as funcionalidades para com o seu grupo apenas com exceção da criação de grupos e do cadastro de administradores. Um coordenador de equipe não pode acessar as informações de outro coordenador de equipe.
  • Usuário Mobile: pode acessar o sistema apenas no seu smartphone. O usuário mobile não pode acessar a versão web de administração do Vivo Gestão de Equipe.

Para facilitar o entendimento vamos descrever um cenário típico.

Exemplo:

Uma empresa é composta por três grupos de vendas de acordo com a região do país: norte-nordeste, centro-oeste e sul-sudeste. A empresa possui um diretor comercial responsável por todas as regiões. Cada região possui um gerente regional que coordena uma equipe de três vendedores conforme organograma.

O diretor comercial contratou o Vivo Gestão de Equipe e quer cadastrar os seus gerentes comerciais bem como a equipe de vendas de cada região. Ele deseja acessar as informações de todas as regiões porém não quer que um gerente de uma região acesse as informações dos gerentes de outras regiões.

Nesse cenário, o Vivo Gestão de Equipe será configurado da seguinte forma:

  1. Administrador: o diretor comercial será cadastrado como administrador do Vivo Gestão de Equipe. Ele poderá ser o único administrador ou cadastrar outros administradores se desejar.
  2. Grupos: o administrador irá criar três grupos no Vivo Gestão de Equipe sendo um grupo para cada gerente de vendas.
  3. Coordenadores de Equipe: o administrador irá cadastrar os gerentes de vendas como coordenador de equipe em cada grupo específico. Cada coordenador de equipe irá receber um e-mail com instruções de como acessar o Vivo Gestão de Equipe.
  4. Usuários Mobile: cada coordenador de equipe irá cadastrar a sua equipe de vendas como usuário mobile. Cada vendedor irá receber em seu e-mail instruções de como instalar e configurar a aplicação móvel em seu smartphone.

Após configurado os grupos e os seus usuários, o sistema ficará com a seguinte configuração. 

 

Uma empresa que possua uma estrutura mais simples poderá operar com apenas um grupo e um ou mais administradores. Nesse caso, o administrador irá operar também como coordenador de equipe registrando os usuários mobile. 

 

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